domingo, 7 de outubro de 2007

Publicitando...

Por vezes, dependendo do objectivo comercial, do público alvo e das suas expectativas, o comunicador tem de seleccionar o tipo de argumentos e mensagem publicitária a transmitir ao consumidor.

Assim sendo, para além da comercialização dos produtos, a mensagem publicitária destina-se também a transmitir novos hábitos, alimentares e não só, bem como da adopção de um estilo de vida.

A publicidade pode utilizar argumentos de ordem funcionalista, ou seja, em que os benefícios nutricionais são a razão apontada para o aparecimento de determinados comportamentos alimentares. O aparecimento de regras e comportamentos surge através de relações de causa-efeito ou de custo-benefício.




Se pelo contrário, a mensagem apresentada integra a alimentação e o pensamento sobre alimentação com as características sociais e culturais das pessoas que consomem os alimentos,então baseiam-se em argumentos de ordem estruturalista. Assim sendo, hábitos culinários e preferências alimentares são modelados por razões culturais e são controlados socialmente.

Um bom exemplo disso, são as várias campanhas publicitárias que todos os dias invadem a nossa casa através da comunicação social...







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