
Deverá, no entanto, avaliar de forma cuidadosa os riscos e benefícios destes produtos (transgénicos), as possíveis alternativas, e assim, conseguir posicionar-se de forma racional e esclarecida perante o tema!
Este blog foi criado no ambito da disciplina de Comunicação de 2ºano do curso Ciências da Nutrição da FCNAUP. Como futuras nutricionistas, o nosso objectivo é criar um espaço público de divulgação e discussão acerca de algumas informações e conhecimentos alimentares. Tentaremos que as informações fornecidas sejam baseadas em referências fundamentadas e que, este espaço, sirva sobretudo para expressar e partilhar opiniões.
A publicidade pode utilizar argumentos de ordem funcionalista, ou seja, em que os benefícios nutricionais são a razão apontada para o aparecimento de determinados comportamentos alimentares. O aparecimento de regras e comportamentos surge através de relações de causa-efeito ou de custo-benefício.
Se pelo contrário, a mensagem apresentada integra a alimentação e o pensamento sobre alimentação com as características sociais e culturais das pessoas que consomem os alimentos,então baseiam-se em argumentos de ordem estruturalista. Assim sendo, hábitos culinários e preferências alimentares são modelados por razões culturais e são controlados socialmente.
Um bom exemplo disso, são as várias campanhas publicitárias que todos os dias invadem a nossa casa através da comunicação social...
Todos falam acerca dos alimentos e dos seus efeitos, embora na realidade pouca da informação que obtemos se baseie em conhecimentos científicos.
No meio de tanta informação sobre nutrição é compreensível que as pessoas fiquem confusas e que nem sempre façam as melhores escolhas.