sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Doce...e cada vez mais!!!


De acordo com um estudo realizado pelo Observatório da Publicidade, publicado no Jornal de Notícias, cerca de 60% dos anúncios a produtos alimentares destinados à população infantil, referem-se directa ou indirectamente a alimentos açucarados. Este estudo tinha como principal objectivo avaliar os efeitos da publicidade no aumento da obesidade infantil.



Verificou-se que para conseguir uma maior proximidade para com as crianças, e assim exercer maior influência sobre estas, são muitas vezes usadas personagens-mascote. A mascote é quase sempre construída com forma de animal de modo a captar a atenção das crianças.


Muitas vezes para além da mascote, estes anúncios recorrem ainda personagens “modelo” que são conhecidas da população jovem em geral e, que por essa razão, são mais susceptíveis de despertar a sua curiosidade e interesse pelo produto.
Para além destas características, estes anúncios transmitem também a ideia de que o consumo destes produtos está associado a uma actividade física mais dinâmica e energética.


Desta forma, é fundamental que tanto pais como educadores, tenham uma especial atenção à informação que é constantemente transmitida pela comunicação social. Já que esta poderá , eventualmente, despertar nas crianças o interesse por determinados produtos que não estará de modo algum relacionado com os seus aspectos nutricinais, mas antes por uma influência meremente consumista!

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